Diante de um mercado cada vez mais competitivo, empreendedores de diversos segmentos têm buscado alternativas para manter um faturamento satisfatório. Entre as soluções mais inteligentes está a “receita recorrente”, um modelo de negócio que se embasa em vendas periódicas e automáticas.
Trata-se de um formato bastante utilizado em colégios ou escolas de idiomas, que diluem o valor do ano letivo em mensalidades. Empresas de tecnologia, serviços e até produtos também têm adotado a receita recorrente para garantir lucros contínuos e evitar quedas bruscas de demanda.
Quer saber mais? Então, acompanhe os próximos tópicos:
O que é receita recorrente?
É um tipo de faturamento que se baseia em vendas por assinatura, ou seja, em contratos de consumo regular com frequência mensal, trimestral, semestral etc. Desse modo, a receita recorrente depende de uma base fixa de clientes que receberão uma cobrança automática por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
Um ótimo exemplo é a Netflix, onde milhões de clientes em todo o mundo realizam um pagamento mensal para ter acesso a filmes, séries e documentários. Empresas de revistas, planos de telefone, TV a cabo e internet também adotam esse modelo, assim como os clubes de assinatura de vinhos, acessórios, snacks especiais, entre outros produtos.
Vantagens da receita recorrente
O principal benefício do modelo de assinatura é que a empresa não precisa aguardar por compras esporádicas que geram picos inconstantes de receita. Em vez disso, haverá a retenção de clientes por um longo período e um faturamento linear, sem grandes oscilações na lucratividade.
Outra vantagem é o menor risco de inadimplência, já que o pagamento recorrente é realizado de forma automática e, quase sempre, no cartão de crédito. Caso haja qualquer problema na cobrança, basta a empresa suspender o serviço, evitando imediatamente quaisquer prejuízos.
É pertinente ressaltar ainda que um modelo de assinatura oferece mais comodidade ao cliente, que não precisará fornecer dados de pagamento repetidamente, nem perder tempo comprando produtos de rotina em uma loja física ou virtual.
Aplicando a receita recorrente ao seu negócio
Para implementar um modelo de assinatura em seu negócio é importante avaliar quais produtos ou serviços podem ser consumidos regularmente pelos seus clientes. De modo geral, itens supérfluos ou de consumo ocasional não são compatíveis com a receita recorrente, já que não se encaixam às necessidades de rotina.
Na prática, é fundamental entregar algo que ofereça benefícios palpáveis para o seu cliente e simplifique seu cotidiano. Assim, se você tem uma empresa de tecnologia, verifique quais softwares ou aplicativos podem ser vendidos por assinatura, ou, se você tem uma marca de produtos alimentícios, crie combos diferenciados que possam ser entregues mensalmente na casa dos clientes.
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