Diante de uma vida atribulada e repleta de desafios as pessoas não param para pensar quanto custa o seu tempo e gastam horas se dedicando a tarefas banais. Isso é algo comum para todo empreendedor.
Em busca de melhorar suas oportunidades no mercado e fazer sua ideia decolar, há aqueles que se dedicam por tempo integral ao negócio. Assim, no fim do dia só resta o cansaço, o estresse e algumas horas de sono para começar tudo outra vez na manhã seguinte.
Mas, afinal, será que essa rotina corrida não pode ser otimizada com mudanças simples? De acordo com especialistas em gestão de tempo, é perfeitamente possível conciliar o empreendedorismo com períodos de lazer, descanso e convivência com a família. Para isso, basta investir em recursos que realizam tarefas de forma automática e planejar adequadamente suas horas de produtividade.
Quanto o custa o seu tempo – O valor de sua hora de trabalho
Muitos empreendedores se dedicam 12, 14 ou até 16 horas por dia ao seu negócio, mas se esquecem de calcular o valor da hora de trabalho. Suponhamos que você seja dono de uma franquia de seguros e trabalha 12 horas por dia, de segunda a sábado, totalizando 288 horas por mês. Entre as despesas e investimentos necessários para manter o negócio, você consegue obter um salário de R$ 4.000.
Ao dividir este montante pelo número de horas trabalhadas ao mês, você logo descobrirá que 60 minutos do seu dia valem apenas R$ 13,80. Com esse número em mente, reflita: quanto tem custado o seu precioso tempo?
Quanto custa o seu tempo se você não delegar?
Um erro muito comum entre os jovens empreendedores é acreditar ser capaz de realizar todas as tarefas sozinho, sem ajudantes ou auxiliares. Trata-se de um grande erro, já que a dedicação simultânea a várias atividades coloca em risco o foco, a produtividade e o crescimento da empresa.
Em vez de tentar ser “multitarefa”, delegue atividades para outras pessoas tornando-se apenas o líder da equipe. Contrate funcionários talentosos ou busque parcerias com freelancers que possam executar tarefas secundárias como contabilidade, publicidade ou prospecção de clientes. Dessa forma, é possível reduzir sua carga de trabalho, aumentar a produtividade e administrar melhor o seu tempo.
Quanto custa o seu tempo se você economizar horas?
Infelizmente ninguém pode multiplicar o tempo ou aumentar a duração de um dia. No entanto, está ao alcance do empreendedor fazer o seu tempo render mais, ou seja, produzir muito em poucas horas. O segredo está em automatizar ou terceirizar várias atividades e focar apenas em tarefas cruciais, que influenciam no retorno financeiro.
Por exemplo, o tempo gasto com assinaturas e envio manual de contratos pode ser otimizado com assinaturas eletrônicas via certificado digital, que não exigem reconhecimento de firma em cartório, nem envios pelos Correios. Com essa tecnologia, você também pode realizar vários serviços pela internet, liberando chaves de conectividade e autenticando a identidade da sua empresa com rapidez e segurança.
Para adquirir seu certificado digital e economizar várias horas de trabalho, entre em contato com a P13 Certificadora. Nós entendemos o valor da sua hora e levamos o certificado até você, o que quer dizer que você pode efetuar a compra através do nosso site e aguardar em seu escritório a entrega e oficialização do dispositivo.
Escolha o melhor plano para você e aproveite!